A Exérese de Lesões de Pele é uma técnica de tratamento de lesões que podem apresentar progressão para câncer de pele ou que são tumores em fase inicial. Em muitos casos, o procedimento pode ser realizado em ambiente ambulatorial, essencialmente, nas lesões menos graves e pequenas. Contribuindo na recuperação e tratamento seguro de quadros oncológicos na pele em estágio inicial, a excisão é considerada procedimento padrão-ouro nesse campo. Saiba mais!

O que é Exérese de Lesões de Pele?

A EXÉRESE DE LESÕES DE PELE, também conhecida como excisão de lesões, é um procedimento ambulatorial de remoção de lesões com risco de evoluírem para câncer de pele. Nesse processo, é removida ainda uma margem de segurança, conforme os princípios de oncologia. No tratamento, podem ser prescritas também as pomadas imunomoduladoras e radioterapia.

Destacamos que a exérese de lesões de pele é uma via de tratamento. É diferente da biópsia que envolve a remoção de tecido, mas tem função diagnóstica. 

Quando a Exérese de Lesões de Pele é indicada?

A exérese de lesões de pele é indicada para o tratamento de lesões que podem evoluir para câncer ou tumores pequenos e em estágio inicial. Em caso de grandes lesões, a operação é feita em centro cirúrgico, após exames pré-operatórios, com anestesia geral e retirada de gânglios linfáticos. A excisão é considerada procedimento padrão-ouro para o tratamento de tumor na pele.

Como a Exérese de Lesões de Pele é realizada?

Antes do início do processo, o profissional higieniza a região a ser tratada. Em seguida, o médico de família realiza a aplicação de um anestésico local com medicação vasoconstritora por meio de injeção. É utilizado um bisturi para remover e dissecar a lesão que tem risco de desenvolvimento de câncer de pele e também de uma margem de segurança, conforme os princípios de oncologia. Também são aplicados cuidados para a contenção de sangramentos. Em seguida, a região é suturada e o profissional coloca um curativo na região.

Quais são os tipos de Exérese de Lesões de Pele?

A excisão de lesões de pele pode ser realizada de formas diferentes, a depender do tipo de lesão e da gravidade do quadro. Veja:

  • Excisão com sutura comum: para lesões pequenas e simples, é realizada uma sutura comum ou, quando o caso é pouco grave, pode-se optar por aguardar a cicatrização fisiológica sem sutura.
  • Exérese com rotação de retalho: a rotação da pele adjacente é usada para fechar a lesão sem necessidade de enxerto. É a primeira possibilidade em caso de lesões um pouco maiores.
  • Exérese com enxerto: técnica mais complexa, que usa retalhos de pele de outros locais para fechar a ferida. É aplicada em casos um pouco mais graves e com lesões maiores.

Quais são os cuidados após o procedimento?

A excisão de lesões de pele, no geral, passa por uma cicatrização relativamente tranquila. Os pontos são removidos em 7 dias e os médicos realizam o acompanhamento para avaliar a recuperação e se há risco de desenvolvimento de novas lesões. 

A descoberta precoce e a intervenção ágil são grandes ferramentas no combate ao câncer de pele. A Exérese de Lesão de Pele é uma técnica de tratamento segura e que possibilita intervir de forma menos invasiva como prevenção da progressão da ferida para câncer de pele ou para tratar tumores em estágio inicial. A Clínica da Família Higienópolis conta com profissionais experientes, que podem te ajudar na realização de procedimentos como a excisão de lesões de pele. Entre em contato e agende a sua consulta!