Tratamentos Médicos Efetivos para Combater a Depressão

Postado em: 07/04/2025

A Depressão é um transtorno de saúde mental que vai muito além da tristeza momentânea. Ela pode afetar o sono, o apetite, o humor, a produtividade e até o funcionamento físico de uma pessoa. 

Tratamentos Médicos Efetivos para Combater a Depressão

Na Clínica da Família, lidamos diariamente com pacientes que chegam com queixas variadas — dores físicas, alterações no sono, sensação de cansaço constante, medo ou até uma vontade inexplicável de se isolar. 

Esses são exemplos de sinais que, muitas vezes, indicam um quadro depressivo, que pode e deve ser tratado com seriedade e acolhimento.

O médico de família deve oferecer o suporte adequado ao paciente e, quando necessário, encaminhá-lo para outros tratamentos.

A seguir, você vai conhecer alguns tratamentos para depressão!

A depressão na clínica de medicina da família

O médico de família é capacitado para reconhecer sinais daDepressão e iniciar um acompanhamento cuidadoso, humanizado e sem julgamentos. 

Esse profissional, quando necessário, faz o encaminhamento para outros especialistas, como psiquiatras, psicólogos ou neurologistas. Mas é importante lembrar: mesmo com o encaminhamento, o acompanhamento com o médico de família não precisa ser interrompido.

Na verdade, ele continua sendo um ponto de apoio para o paciente ao longo de todo o tratamento. 

Durante esse acompanhamento, é possível conversar sobre diversos fatores que influenciam na depressão, como a alimentação, o sono, o nível de atividade física e até as relações sociais e familiares. 

Com orientações práticas, o médico de família pode ajudar o paciente a fazer pequenas mudanças no dia a dia que, somadas ao tratamento especializado, fazem toda a diferença.

Entre em contato para marcar uma consulta com seu médico de família!

Diferentes tratamentos para depressão

Confira exemplos dos principais tratamentos para a depressão!

Psicoterapia

A terapia com um psicólogo permite que a pessoa compreenda melhor seus sentimentos, seus comportamentos e sua história. Com o tempo, isso ajuda a desenvolver estratégias mais saudáveis de enfrentamento. 

Existem várias abordagens psicoterapêuticas, e cada pessoa pode encontrar aquela com a qual mais se identifica. 

O mais importante é o vínculo com o psicólogo e o espaço seguro para se expressar com um profissional devidamente qualificado.

Acompanhamento psiquiátrico

Em alguns casos, o uso de medicações pode ser necessário para tratar os sintomas da depressão. 

O psiquiatra é o profissional responsável por prescrever e ajustar esses medicamentos, devendo sempre atuar com uma avaliação clínica cuidadosa e individualizada. 

O médico da família pode ajudar a monitorar os efeitos do tratamento e identificar sinais de melhora ou necessidade de ajustes.

Tratamentos neurológicos 

Um exemplo de tratamento neurológico para a depressão é a estimulação magnética transcraniana, um procedimento não invasivo que atua diretamente em áreas do cérebro relacionadas aos sintomas desse transtorno. 

É uma alternativa especialmente considerada em casos de depressão resistente, ou seja, quando os tratamentos iniciais não trazem os resultados esperados.

Tratamentos complementares com o médico de família

O médico de família pode ajudar o paciente a identificar fatores que agravam o quadro depressivo, como o consumo excessivo de álcool, má qualidade do sono, sedentarismo ou problemas familiares não verbalizados. 

O cuidado contínuo permite entender o paciente em sua totalidade — e não apenas como um diagnóstico.

Esse tipo de abordagem integrada é o que torna a medicina da família uma aliada importante no enfrentamento da depressão. 

Olhamos para a pessoa como um todo. Assim, conseguimos oferecer suporte desde os primeiros sinais até as fases mais avançadas do tratamento, sempre respeitando os limites e as necessidades de cada um. Agende sua consulta em nossa clínica!

Vale lembrar que, em situações de emergência, como em momentos de pensamentos suicídas, é possível buscar apoio imediato por meios como: 

  • Centro de Valorização à Vida (CVV), que oferece atendimento por telefone e por chat;
  • Serviços de pronto atendimento médico, como pronto socorros e UPAs, cuja maioria oferecem atendimento com a possibilidade de acionar especialistas em saúde mental. Você pode buscar esses serviços tanto em situações com risco de vida, quanto em situações sem risco, mas com necessidade de apoio; 
  • Clínicas de psicologia com atendimento de urgência.

O tratamento da depressão pode ser multifacetado, combinando estratégias de acordo com as necessidades de cada paciente. Aqui, apresentamos exemplos de abordagens, mas é possível fazer adaptações e encontrar caminhos diversos para cada pessoa.

Não deixe de buscar ajuda! Fique à vontade para entrar em contato e agendar um horário na nossa clínica.

Clínica da Família

Unidade Higienópolis

Av. Angélica, 916 – conjunto 906 – Santa Cecília
Telefone
(11) 94539-9581

Unidade Lapa
Rua Albion, 229 – conjunto 71
Telefone
(11) 98951-4645

Marque sua teleconsulta (consulta virtual)!

Leia também:

Coração acelerado? Veja a relação com estresse, ansiedade e excesso de trabalho

Lidando com a insônia: como o estresse afeta seu sono


Este post foi útil?

Clique nas estrelas

Média / 5. Votos:

Seja o primeiro a avaliar este post.