A Clínica da Família Higienópolis realiza diversos serviços. Os Médicos de Família e profissionais do nosso estabelecimento estão habilitados na realização do diagnóstico e tratamento de diversos quadros, trabalhando em uma abordagem de cuidar da pessoa como um todo.

Confira no sumário abaixo e clique na especialidade que você deseja para acessar o conteúdo diretamente!

Ansiedade

A ansiedade se caracteriza como um sofrimento em relação ao futuro, com pensamento acelerado, inquietação, excesso de coisas na cabeça e um conjunto de angústias em relação ao que está por vir. Há tratamentos para ansiedade,  sendo que o médico da família conversa com você e avalia a questão. O objetivo é indicar um tratamento adequado, fornecer suporte e evitar práticas de hipermedicalização e patologização da vida cotidiana. Contamos também com uma psicóloga em nossa equipe e você poderá conversar com ela.

Depressão

Depressão é muito diferente de tristeza. A tristeza é um sintoma característico da depressão, mas ela pode ocorrer na vida e, naturalmente, ocorre, sem que haja a implicação de um transtorno psiquiátrico. A vida tem contingências que nos deixam tristes, seja o término de uma relação, perda de um emprego, morte de alguém querido e diversas outras circunstâncias.

Já a depressão tem um viés de tristeza que é pautado pelo autoabandono, a pessoa deixa de investir na vida, em alguns casos, não se cuida, nem mesmo se levanta da cama. Os médicos da família e nossa psicóloga podem auxiliar no diagnóstico e tratamento da depressão, além de também conversar com você para auxiliar com a tristeza ou outras questões emocionais.

Obesidade

A obesidade se caracteriza pelo acúmulo de gordura no corpo a níveis patológicos, que pode ser resultante da ingestão de calorias superior ao gasto energético diário, mas também estar relacionada a problemas metabólicos e psiquiátricos. Os MÉDICOS DA FAMÍLIA realizam um acompanhamento cuidadoso e auxiliam no tratamento de doenças associadas e mudanças de estilo de vida para o controle do quadro.

Hipertensão

A pressão alta pode resultar de diversos fatores, como má alimentação, sedentarismo, excesso de sal na comida e estresse. Os tratamentos para hipertensão arterial envolvem medicações, mudanças de hábitos de vida. Os Médicos de Família realizam uma avaliação cuidadosa e exames para prescrever o que é mais adequado ao que o paciente precisa.

Colesterol

O colesterol alto resulta principalmente da ingestão excessiva de alimentos com muita gordura e colesterol, vida sedentária e ingestão de bebida alcoólica em excesso. O diabetes e alguns tipos de medicação também podem ser fatores de risco. Os tratamentos para colesterol alto envolvem remédios e mudanças de estilo de vida. Os médicos de família da clínica podem te ajudar em todo o tratamento e fornecer as orientações necessárias.

Dispepsia

A dispepsia se caracteriza por uma sensação desconfortável na região abdominal após comer, acompanhada de sintomas como saciedade muito rápida nas refeições, inchaço, queimação, eructação e gases. O quadro pode estar relacionado a álcool, medicações ou a comer em excesso. Além disso, pode ser provocado por infecção por Helicobacter pylori e gastrite, sendo necessário uma investigação. Os médicos de família podem realizar uma investigação cuidadosa e prescrever um bom tratamento.

Diabetes

O diabetes pode ser provocado pela síntese insuficiente de insulina no sangue (tipo 1) ou pela resposta anormal do organismo à insulina (tipo 2). A doença pode estar associada ao sedentarismo, ao consumo excessivo de açúcar e a uma dieta com muitos carboidratos. Os médicos de família podem auxiliar no diagnóstico e tratamento de diabetes.

Cefaleia

A dor de cabeça pode ser secundária, ou seja, resultante de uma doença, ou primária, nesse caso, ela ocorre sem doença subjacente. Pode estar relacionada a estados de tensão e estresse e se manifestar de forma crônica, como é o caso da enxaqueca. Os médicos de família da Clínica da família Higienópolis podem te ajudar no tratamento para dor de cabeça e avaliar cuidadosamente a questão.

Asma e Médicos de Família

A asma é o quadro de estreitamento das vias aéreas, que ocorre devido ao inchaço do músculo liso que reveste essas estruturas e a produção excessiva de muco, que obstrui parcial ou totalmente os canais de circulação do ar. Ocorrem sintomas como tosse, chiados e falta de ar. Os médicos de família podem realizar o diagnóstico e o tratamento de asma.

Bronquite

A bronquite é a inflamação da traqueia e dos brônquios, sendo que o principal sintoma é a tosse, que pode ou não ser acompanhada de muco. O quadro é causado por vírus e bactérias e pode se manifestar de forma aguda e crônica. Nossa equipe pode ajudar você no tratamento para bronquite, contando com uma equipe de médicos de família dedicada e experiente.

Debilidade/Cansaço e os Médicos de Família

O cansaço e a debilidade podem sinalizar diversas doenças, assim como estar relacionados a alguma falta nutricional. É importante buscar a investigação de um profissional especializado como o médico de família, que conhece a saúde de forma global, para uma avaliação mais cuidadosa do caso.

Dores em Geral

A dor é uma resposta fisiológica a uma lesão, que pode ser provocada por trauma, doença e ser afetada por variáveis emocionais. Pode se manifestar de forma aguda ou crônica, sendo importante investigar o quadro com o suporte de um médico de família para esclarecer o caso e tratar o sintoma.

Anticoncepção

Os pacientes que desejarem iniciar a anticoncepção ou contar com orientações em relação ao assunto podem conversar com o médico de família e ter suporte em procedimentos como inserção de DIU ou de dispositivo subcutâneo Implanon.

Problemas cardíacos

O coração é um órgão de estrutura muscular responsável pelo bombeamento de sangue.Os átrios fazem o bombeamento de sangue para a câmara logo abaixo e os ventrículos bombeiam sangue para fora do coração. A circulação ocorre para os pulmões (onde há a troca gasosa para remover gás carbônico e oxigenar o sangue) e para o resto do corpo (onde o oxigênio passa para o corpo e o sangue recebe gás carbônico das células).

Diversas patologias podem afetar os canais de circulação e o coração. Na nossa Clínica, realizamos eletrocardiograma e contamos com Médicos de Família para ajudar você no tratamento de problemas cardíacos.

Problemas estomacais e intestinais

O trato gastrointestinal é muito sensível aos nossos hábitos de vida e alimentação e também por fatores emocionais. Sendo assim, é importante contar com um profissional que trate da pessoa em sua totalidade, para uma visão global do problema. Nossos Médicos de Família podem te ajudar no tratamento de problemas estomacais e intestinais.

A Clínica da Família Higienópolis conta com Médicos de Família e outros profissionais de saúde bastante dedicados e empenhados em oferecer a você um tratamento pautado na integralidade. Entre em contato e agende a sua consulta!