A Escleroterapia é um tratamento para varizes e vasinhos mais superficiais. As varizes são veias que se dilatam de forma anormal, o que provoca o empoçamento de sangue dentro desses canais. Com sintomas como dor, cansaço e coceira nas pernas, as veias varicosas são um distúrbio crônico que pode ser controlado com escleroterapia ou cirurgia. Saiba mais sobre o tema acompanhando o conteúdo a seguir!

Escleroterapia

A causa das varizes é conhecida?

As varizes podem ser hereditárias, mas a causa delas é desconhecida. Discute-se na medicina como provável causa a perda da elasticidade nas paredes de veias superficiais. Isso gera um alargamento que afasta as válvulas que impedem o refluxo do sangue e, com isso, o sangue retorna e empoça, o que alarga ainda mais as veias.

Os sintomas convencionais de varizes são cansaço, inchaço, dor e coceira nas pernas. Sabe-se que a incidência de varizes é maior em mulheres e que os principais fatores de risco são idade, obesidade e ficar em pé por longos períodos.

O que é Escleroterapia ou secagem de vasinhos?

Escleroterapia é um tratamento de injeção de uma solução esclerosante nas varizes, o que fecha os vasos sanguíneos doentes. Assim, o sangue não passa mais por elas e se formam novos canais para a passagem dele, o corpo se adapta à nova fisiologia.

A escleroterapia é um bom procedimento, mas ela é para o controle do quadro. O coágulo que fecha a veia pode passar por dissolução e o canal se reabre e podem surgir novas veias varicosas.

Entre as vantagens da ESCLEROTERAPIA, podemos citar que as novas veias que surgem podem ser tratadas assim que emergem, as anestesias não são necessárias e o paciente pode retomar suas atividades normalmente, apenas com alguns cuidados por um breve período.

Lembre-se que, em caso de varizes mais profundas ou sintomas mais graves, pode ser necessária a cirurgia. O médico da família pode avaliar melhor quais são as indicações do quadro.

Quais são os cuidados após a Escleroterapia?

Após a secagem de vasinhos, é importante que o paciente tome alguns cuidados. Você deve utilizar a meia de compressão e evitar a exposição ao sol. Além disso, caminhe 30 minutos por dia e pratique atividade física orientada pelo médico. Você não deve realizar exercício físico intenso no dia que fizer a escleroterapia.

O médico pode prescrever pomadas, para auxiliar na recuperação do hematoma e cicatrização. No dia da aplicação, lembre-se de ir de calça, para evitar a exposição da região ao sol dos hematomas. Isso porque a luz solar pode favorecer a formação de manchas nesses locais.

A Escleroterapia é um tratamento seguro e que possibilita o controle das veias varicosas. O procedimento pode ser repetido e pode contar com técnicas auxiliares para o controle do desconforto envolvido na intervenção. O médico de família realiza esse tratamento e uma avaliação cuidadosa da evolução do quadro de varizes, para fazer as prescrições necessárias. Na Clínica da Família Higienópolis, realizamos Escleroterapia e uma série de outros procedimentos. Entre em contato e agende sua consulta!